7 dicas simples para ajudar a salvar as abelhas
“Há uma infinidade de flores/plantas que podemos podemos plantar/semear nos nossos jardins caseiros. O que interessa é mesmo as nossas abelhas terem, néctar, pólen para elas e poderem ajudar na polinização!!”
Ana e João Oliveira de Bees In Tube
Hoje trago 7 dicas simples para ajudar a salvar as abelhas
Mesmo que não ponhas em prática todas, se aproveitares pelo menos duas ou três destas dicas, já fico muito feliz em contribuir de alguma forma positiva.
Contudo, querendo participar no esforço de Salvar as Abelhas e sendo uma novata na matéria, decidi informar-me com os meus apicultores favoritos, a Ana e João Oliveira da Bees In Tube.
Junto com mais algumas informações disponíveis online, compilei esta lista das dicas mais simples de implementar. Para os mais curiosos incluí as referências para informações mais detalhadas.
1- Criar um habitat natural (seja num jardim, floreiras ou vasos)
📌 Plantar e semear um jardim “amigo das abelhas” com uma boa diversidade de flores. As abelhas precisam de uma grande variedade de flores onde obtenham néctar e pólen. O néctar é uma fonte de energia que as abelhas usam para fazer o mel. O pólen é um alimento rico em proteínas.
📌Também devem existir partes nuas do solo pois algumas abelhas nativas fazem ninhos no solo.
Espero que tenha aguçado a tua curiosidade e que queiras saber exatamente quais são as plantas mais amigas das abelhas, a ECOA.ORG indica-nos quais as plantas e ervas favoritas das abelhas.
2- Criar um bebedouro para abelhas
As abelhas são das criaturas mais trabalhadoras do planeta. Ajuda-as na tarefa!
📌Porque não criar, no teu jardim, varanda ou janela, um bebedouro? Podes usar um daqueles dispensadores de água para animais, uma simples tigela rasa, ou ser criativo e construir um de raiz.
📌 Há apenas um ponto muito importante a ter em conta: as abelhas podem afogar-se facilmente se não houver nada para se agarrarem perto da sua fonte de água. Por isso, coloca várias pedras no recipiente, acima do nível de água. As nossas incansáveis obreiras agradecem a atenção.
3- Não usar pesticidas e inseticidas
De acordo com a apicultora Ana Oliveira, da Bees In Tube, o uso de herbicidas, sejam eles biológicos ou convencionais são sempre nocivos às abelhas e todos os outros polinizadores/insetos.
📌Usa produtos orgânicos e soluções naturais como o composto para ajudar na saúde do solo e adicionar insetos benéficos que mantêm as pragas afastadas, como joaninhas e louva-a-deus.
4- Apoiar os apicultores locais
Os apicultores locais trabalham arduamente para nutrir as suas abelhas e a comunidade local.
📌A maneira mais fácil de mostrar o teu apreço é comprar mel e produtos de cera de abelha feitos localmente. Além disso, o mel local não é apenas delicioso – é feito com a flora local e pode ajudar com as alergias sazonais!
Muitos apicultores usam produtos das suas colmeias para criarem vários produtos inovadores. A Bees In Tube, um projeto nascido no Algarve, para além do tradicional mel, água mel e o pólen também produzem artesanalmente panos e sacos encerados.
Estes Bees Wraps e Bees Bag reutilizáveis servem para proteger os alimentos e vêm substituir a tradicional película de plástico.
5- Cuidar das árvores
📌 Quando uma árvore floresce, ela fornece centenas ou mesmo milhares de flores das quais as abelhas se podem alimentar.
E, além de fonte de alimento, as árvores são também um habitat essencial: as folhas e a resina fornecem material de nidificação para as abelhas, enquanto as cavidades de madeira natural são excelentes abrigos.
📌 No inverno, por exemplo, quando as abelhas se debatem com escassez de alimento, as florestas de eucalipto representam uma vantagem para estes polinizadores, uma vez que é nesta altura que a floração acontece.
In: My Planet.pt
6- Construir um abrigo para as abelhas
Pode parecer complicado, mas é super simples. Pode até ser um projeto de fim-de-semana divertido com os petizes.
📌 Que materiais deves usar?
Em teoria, não há limites para o tipo de materiais que podes usar.
Restos de podas, tijolos, mangueiras antigas, folhas, serapilheira, papelão enrolado, cordas, pedaços de vasos de barro, palha, juncos, troncos, bambu, pinhas secas, madeira perfurada, galhos, cascas de arvores, madeira velha, etc.
Não uses madeira tratada com produtos químicos.
📌Como construir?
Podes construir o abrigo para insetos com várias geometrias e dimensões. Se não quiseres construir uma caixa de raiz, tens sempre a possibilidade de reciclar velhas caixas de madeira, paletes, casas de pássaros antigas, caixotes de fruta em madeira, caixas de garrafas de vinho, etc.
In: Hortas Biológicas
7- Assinar petições para proibir os pesticidas
Expressa a vontade de um futuro com agricultura sustentável. Junta o teu nome e faz parte destas iniciativas.
Obrigada Mãe Natureza...
És Poderosa!
Partilha connosco as tuas dúvidas, experiências e sugestões para futuros posts.
Deixa o teu comentário em baixo.
Obrigada!
A publicação destas informações não constitui prática de medicina e estas informações não substituem o conselho do teu médico ou outro prestador de cuidados de saúde. Antes de adoptar qualquer forma de tratamento, deves procurar o aconselhamento do teu médico ou outro prestador de cuidados de saúde.