Tempos de Mudança, Bem-estar

7 Dicas Simples para Ajudar a Salvar as Abelhas ūüźĚ

Querendo participar no esforço de Salvar as Abelhas e sendo uma novata na matéria, decidi informar-me com os meus apicultores favoritos, a Ana e João Oliveira da Bees In Tube.
Junto com mais algumas informa√ß√Ķes dispon√≠veis na net, compilei esta lista das dicas mais simples de implementar. Para os mais curiosos inclui todo os links para informa√ß√Ķes mais detalhadas.

1- Criar um Habitat Natural (seja num jardim, floreiras ou vasos)

“H√° uma infinidade de flores/plantas que podemos podemos plantar/semear nos nossos jardins caseiros. O que interessa √© mesmo as nossas abelhas terem, n√©ctar, p√≥len para elas e poderem ajudar na poliniza√ß√£o!!”

Ana e Jo√£o Oliveira de Bees In Tube
– Plantar e semear um jardim “amigo das abelhas” com uma boa diversidade de flores.

As abelhas precisam de uma grande variedade de flores onde obtenham néctar e pólen.

O néctar é uma fonte de energia que as abelhas usam para fazer o mel.

O pólen é um alimento rico em proteínas.

РTambém devem existir partes nuas do solo pois algumas abelhas nativas fazem ninhos no solo.

In: Campanha das Abelhas

Se est√° curiosa/o em saber exactamente quais s√£o as plantas mais amigas das abelhas, a ECOA.ORG indica-nos quais as plantas e ervas favoritas das abelhas.

2- Criar um Bebedouro para Abelhas

As abelhas s√£o das criaturas mais trabalhadoras do planeta. Ajude-as na tarefa, criando, no seu jardim, varanda ou janela, um bebedouro. Pode usar um daqueles dispensadores de √°gua para animais, uma simples tigela rasa, ou ser criativo e construir um de raiz.

ūüďĆ H√° apenas um ponto muito importante a ter em conta: as abelhas podem afogar-se facilmente se n√£o houver nada para se agarrarem perto da sua fonte de √°gua; por isso, coloque v√°rias pedras no recipiente, acima do n√≠vel de √°gua. As nossas incans√°veis obreiras agradecem a aten√ß√£o.

In: My Planet.pt

3- N√£o usar Pesticidas e Inseticidas

De acordo com a apicultora Ana Oliveira, da Bees In Tube, o uso de herbicidas sejam eles biológicos ou convencionais são sempre nocivos às abelhas e todos os outros polinizadores/insetos.

Use produtos org√Ęnicos e solu√ß√Ķes naturais como o composto para ajudar na sa√ļde do solo e adicionar insetos ben√©ficos que mant√™m as pragas afastadas, como joaninhas e louva-a-deus.

In: The Bee Conservancy

4- Apoiar os Apicultores Locais

Os apicultores locais trabalham arduamente para nutrir suas abelhas e a comunidade local. A maneira mais fácil de mostrar o seu apreço é comprar mel e produtos de cera de abelha feitos localmente. Além disso, o mel local não é apenas delicioso Рé feito com a flora local e pode ajudar com alergias sazonais!

In: The Bee Conservancy

Muitos apicultores usam produtos de suas colmeias para criarem vários produtos inovadores. A Bees In Tube, um projecto nascido no Algarve, para além do tradicional mel, água mel e o pólen também produzem artesanalmente panos e sacos encerados.

Estes Bees Wraps e Bees Bag reutilizáveis servem para proteger os alimentos e vêm substituir a tradicional película de plástico.

5- Cuide das √Ārvores

Quando uma árvore floresce, ela fornece centenas ou mesmo milhares de flores das quais as abelhas se podem alimentar. E, além de fonte de alimento, as árvores são também um habitat essencial: as folhas e a resina fornecem material de nidificação para as abelhas, enquanto as cavidades de madeira natural são excelentes abrigos. No inverno, por exemplo, quando as abelhas se debatem com escassez de alimento, as florestas de eucalipto representam uma vantagem para estes polinizadores, uma vez que é nesta altura que a floração acontece.

In: My Planet.pt

6- Construir um Abrigo
para as Abelhas

Pode parecer complicado, mas é super simples. Pode até ser um projecto de fim de semana divertido com os mais pequenos.

Que material deve usar?

– Em teoria, n√£o h√° limites para o tipo de materiais que pode usar.

Restos de podas, tijolos, mangueiras antigas, folhas, serapilheira, papelão enrolado, cordas, pedaços de vasos de barro, palha, juncos, troncos, bambu, pinhas secas, madeira perfurada, galhos, cascas de arvores, madeira velha etc.

ūüďĆ N√£o use madeira tratada com produtos qu√≠micos.

Como construir?
– Pode construir o seu abrigo para insetos com v√°rias geometrias e dimens√Ķes. Se n√£o quiser construir uma caixa de raiz, tem sempre a possibilidade de reciclar velhas caixas de madeira, paletes, casas de p√°ssaros antigas, caixotes de fruta em madeira, caixas de garrafas de vinho etc.
In: Hortas Biológicas

7- Assinar Peti√ß√Ķes para Proibir os Pesticidas

Expressem a vontade de um futuro com agricultura sustentável. Juntem o vosso nome e façam parte destas iniciativas.

ūüźĚ Save Bees and Farmers. Org

ūüźĚ Sum Of Us. Org

Obrigada M√£e Natureza
√Čs Poderosa

Partilhe connosco as suas d√ļvidas, experi√™ncias e sugest√Ķes para futuros posts.
Deixe o seu coment√°rio em baixo.
Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.