Champô de Coco Hidratante – Faz tu mesma

Esta é a receita de champô que utilizo quando sinto o meu cabelo a começar a ter vontade própria e a minha única solução é recorrer ao rabo de cavalo. Gosto de variar durante o ano, mas chega o verão e o champô simples não consegue cuidar e proteger o meu cabelo rebelde. Sol, praia e mar são fantásticos, mas claramente o meu cabelo não os aprecia tanto quanto eu.
Se tens lido os meus posts, sabes que procuro sempre soluções práticas, simples e que dêem resultados. Não conheço nada mais simples para preparar como este champô de coco, basicamente porque aproveita o champô neutro e é enriquecido com leite de coco, óleos vegetais e essenciais.
Receita do Champô de Coco:
- 60 ml de Leite de Coco (de lata, não adoçado)
- 80 ml de Champô Neutro Biológico ou Gel de Aloé Vera
- ½ csb de Óleo de Cânhamo ou Jojoba
- ½ csb de Óleo de Abacate
- 15 gotas de Óleo Essencial de Alecrim (opcional)
- 15 gotas de Óleo Essencial de Hortelã-pimenta (opcional)
Como Fazer?
- Juntar todos os ingredientes numa taça e mexer 🥣
- Colocar a mistura numa embalagem ou frasco vazio 🧴
Como Usar?
Utilizar este champô de coco como qualquer champô convencional. Colocar 1 a 3 colheres de sobremesa no couro cabeludo e massajar suavemente até formar espuma. Deixe ficar alguns segundos e, de seguida, passe por água.
Pode terminar com uma passagem de vinagre de cidra de maçã diluído em água.
Como Manter o Champô em Boas Condições
Este champô de coco é feito com produtos naturais e, como tal, deverá manter-se em boas condições durante 5 a 7 dias. Existem duas formas de prolongar este prazo:
- Dividir em duas embalagens:
- Colocar a maior no frigorífico e utilizar a outra, com a quantidade necessária para uma semana. O champô guardado no frigorífico continuará em ótimas condições durante um mês.
- Congelar em cubos:
- Transferir parte do champô para cuvetes de gelo e colocar no congelador. Retirar 2 ou 3 cubos e transferir para uma embalagem à medida das tuas necessidades.
Dicas extra:
Embora a receita original deste champô de coco não seja minha, tem sido uma fantástica aliada para alturas em que o meu cabelo necessita de um mimo extra. No entanto, terás que ter em consideração:
- Se o teu cabelo for oleoso, reduz ou retira os óleos vegetais.
- Nem todos os tipos de cabelo respondem da mesma forma.
- Existe sempre um período de adaptação quando se faz a mudança de um champô convencional para um natural e biológico (sem químicos sintéticos), que poderá ser de 4 a 6 semanas.
- Caso prefiras utilizar o gel de aloé vera, o resultado final será um champô-creme que não produz espuma, mas que lava de igual modo e é super reparador.
Esta receita foi retirada de: The Natural Beauty Solution by Mary Helen Leonard. Copyright ©